Quem está em risco da contaminação da Covid-19?

Criada por Jordão Fábrega, Modificado em Qui, 29 Out, 2020 na (o) 1:19 AM por Jordão Fábrega

Um contato (próximo) de um caso de COVID-19 é alguém que esteve exposto a um caso confirmado, ou a material biológico de um caso confirmado, dentro do período de transmissibilidade.


Os contatos de casos confirmados são classificados de acordo com o risco de infecção, associado ao nível de exposição, em exposição de alto e baixo risco. Esta classificação irá determinar o tipo de vigilância e de medidas a implementar.


O vírus não tem nacionalidade, idade ou gênero, por isso todos corremos o risco de contrair a COVID-19.
Ainda assim, as pessoas que correm maior risco de doença grave por COVID-19 são os idosos e pessoas com doenças crônicas (ex.: doenças cardíacas e doenças pulmonares).


Em 80% dos casos de COVID-19 apresentam doença ligeira, isto é, sintomas ligeiros, nomeadamente, febre, rinorréia (pingo no nariz), cefaleia (dores de cabeça) e mialgias (dores no corpo).


Apenas 15% dos casos apresentam um quadro grave, com pneumonia, dificuldade respiratória, com necessidade de internamento e 5% podem eventualmente precisar de cuidados intensivos com necessidade de ventilação.

A maioria dos óbitos são verificados nas pessoas mais idosas e com outras comorbilidades (outras doenças crônicas).

Nem todos os casos confirmados de COVID-19 necessitam de internamento, desde que apresentem um quadro clínico ligeiro e estável, tenham condições para permanecer em casa e esteja garantido o acompanhamento da equipa de saúde no domicílio.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo