Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA)

Criada por Jordão Fábrega, Modificado em Qua, 1 Jul, 2015 na (o) 3:12 AM por Jordão Fábrega

 

Mapa


A Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (MAPA) é o método que permite o registro indireto e intermitente da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades habituais na vigília e durante o sono.


O exames de MAPA permitem que seja realizado um grande número de medidas da pressão arterial, usualmente em 24 horas, possibilitando o conhecimento do perfil de variações da pressão arterial na vigília e no sono.


Atualmente, existem evidências de que as variáveis obtidas pelos exames de MAPA prognosticam melhor os desfechos primários, ou seja, eventos cardiovasculares maiores, tais como infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral, quando comparadas às medidas casuais de consultório da pressão arterial.


Alémdisso, apresentam algumas vantagens potenciais em relação à medida casual de consultório, como atenuação do efeito do observador sobre a pressão arterial, eliminação do viés de registro, obtenção de valores que mais se aproximam aos da pressão habitual dos
indivíduos, possibilidade de avaliação do efeito da pressão durante o sono e na ascensão matinal e avaliação da resposta terapêutica durante as 24 horas.


Os aparelhos mais utilizados atualmente são os que empregam o método oscilométrico com manguito aplicado no braço. Os aparelhos de pulso não devem ser usados para medidas de 24 horas, porque não há validação.”

Fonte: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2005/Dir_IVMAPAIIMRPA_port.pdf

 

Colocação aparelho de Mapa.


OBS:  Este serviço não está disponível na INMETRA no momento.


Colocacao mapa

Gráfico exame de Mapa.

Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo