28 DE ABRIL - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

Criada por Jordão Fábrega, Modificado em Ter, 28 Abr, 2015 na (o) 1:37 PM por Jordão Fábrega


28 DE ABRIL - Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho


No dia 28 de abril de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros.

Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes no trabalho.

A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121/05.


Estima-se que anualmente morrem cerca de dois milhões de homens e mulheres devido a acidentes de trabalho e a doenças profissionais.


Em todo o mundo ocorrem por ano cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho e são registadas mais de 160 milhões de doenças profissionais.


O Brasil é o quarto colocado mundial em número de acidentes fatais do trabalho. De acordo com o governo, são registradas, no País, cerca de uma morte a cada 3,5 horas de jornada diária e são gastos mais de R$ 14 bilhões por ano com acidentes de trabalho. Em julho de 1972, foram criadas as Portarias nº 3.236 – que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador e nº 3.237 – que tornou obrigatória a existência de serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores. Países industrializados observaram que as lesões graves diminuíram consideravelmente, em parte graças aos avanços obtidos para garantir um local de trabalho mais saudável e seguro.

A eficácia das diversas técnicas de prevenção tem sido comprovada tanto para evitar os acidentes do trabalho e doenças profissionais, quanto para melhorar o rendimento das empresas.


A segurança e a saúde no trabalho contribuem para demonstrar que uma empresa é socialmente responsável, ajuda a aumentar a produtividade dos trabalhadores, reforçar o compromisso deles com a empresa, criar mão de obra mais competente e mais saudável, proteger contra os riscos presentes, prevenindo e reduzindo acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Instaurar e manter uma cultura de prevenção em matéria de segurança e saúde exige o emprego de todos os meios disponíveis para incrementar a sensibilização, o conhecimento e a compreensão geral em respeito aos conceitos de perigo e risco, assim como da maneira de preveni-los e controlá-los.


Este artigo foi útil?

Que bom!

Obrigado pelo seu feedback

Desculpe! Não conseguimos ajudar você

Obrigado pelo seu feedback

Deixe-nos saber como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um dos motivos

Feedback enviado

Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo