Acuidade Visual (AV) é o grau de aptidão do olho, para discriminar os detalhes espaciais, ou seja, a capacidade de perceber a forma e o contorno dos objetos. Essa capacidade discriminatória é atributos dos cones (células fotossensíveis da retina), que são responsáveis pela Acuidade Visual, central, que compreende a visão de forma e a visão de cores.
Se os óculos tradicionais, lentes de contacto, ou implantes de lentes intra-oculares não lhe oferecem uma visão nítida, pode dizer que a sua acuidade visual, ou nível de visão é baixo. Não confunda esta condição com cegueira. As pessoas com baixas acuidades visuais ainda têm uma visão útil, que muitas vezes é melhorada com medidas adequadas.
Os tipos mais comuns são a redução da visão central, e da visão para a leitura. A baixa acuidade visual também pode resultar de um decréscimo da visão periférica, da perda da visão das cores, da incapacidade ou perda de aptidão do olho para se ajustar à luz, contraste, ou brilho
O aparelho óptico do olho é muito complexo. Para uma boa visão, a luz
tem de atravessar uma córnea não distorcida, um cristalino normal e o
corpo vítreo, antes de atingir uma retina saudável, que está ligada ao
cérebro pela via óptica.
Na realidade, “vemos” com o nosso cérebro e não com os olhos. Para entender este conceito de visão, o melhor é imaginarmos o olho e o cérebro como um rádio, em que o olho é apenas a antena do rádio, que reúne as ondas de ar ou sinais de forma a que a eletrônica do rádio possa executar e tocar música, e em que a capacidade processadora de sinais do rádio é análoga à do nosso cérebro.
A visão pode ser dividida em visão central e periférica. A acuidade visual central é medida mostrando-se objetos de diferentes tamanhos a uma distância padrão do olho. Por exemplo, a familiar “Tabela de Snellen”, é composta de uma série progressiva de fileiras menores de letras aleatórias usadas para medir a visão a distância.
Instruções para Teste de Acuidade Visual
- Posicione o paciente à distância do monitor indicada na Tabela 1;
- O paciente deverá fechar seu olho esquerdo com sua mão esquerda ou obstruir a visão com uma folha de papel. O mesmo deverá ser feito com o olho direito;
- A leitura deve ser feita de cima para baixo da esquerda para a direita;
- Se o paciente conseguir ler a última linha do teste, a acuidade visual é de 100%, caso contrario, marque com o “X” na coluna correspondente ao olho examinado (direito/esquerdo) da Tabela 2;
Tabela 1
Tamanho | Resolução | Distância |
Monitor de 14” | 640×480 | 5,5 metros |
Montior de 14” | 800×600 | 4,0 metros |
Monitor de 15” | 640×480 | 4,0 metros |
Tabela 2
OBS: Cabe ao médico do trabalho na INMETRA determinar se o paciente deverá submeter-se ao profissional especializado - Oftalmologista para um laudo oftalmológico no sentido de já garantir informações para que o paciente possa adequar, conforme seja o caso, lentes ou óculos com grau , ou outras orientações acerca de determinada circunstância em seus olhos.
Este artigo foi útil?
Que bom!
Obrigado pelo seu feedback
Desculpe! Não conseguimos ajudar você
Obrigado pelo seu feedback
Feedback enviado
Agradecemos seu esforço e tentaremos corrigir o artigo